Parlamentar garantiu recursos para 35 hospitais em Santa Catarina
O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) destinou R$ 1 milhão para o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), de Florianópolis. O recurso é proveniente do Ministério da Saúde e deve ser investido para melhorias no atendimento e custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial.
Ao todo, serão destinados mais de R$ 19 milhões para 35 instituições catarinenses. “Desde o ano passado, já beneficiamos 35 hospitais em todo o Estado. O nosso objetivo é garantir recursos para que estas instituições possam continuar atendendo com qualidade e eficiência os pacientes, principalmente na realização de consultas, exames e cirurgias via SUS”, destaca Uczai.
A diretora-interina do CEPON, Dra Mary Anne Taves, salientou a importância do recurso para o atendimento dos pacientes. “Agradecemos muito por esse recurso que vai permitir ao CEPON ampliar a realização de tomografias. O exame é fundamental para o diagnóstico do câncer. Percebemos aqui no hospital um aumento crescente de casos e todo o recurso que chega para qualificar o atendimento ao paciente é muito bem-vindo”. afirma.
Dr. Alvin Laemmel, presidente da FAHECE, organização social que faz a gestão do CEPON junto ao Governo do Estado, acompanhou a visita e também agradeceu a atenção do deputado. “O diagnóstico precoce faz toda a diferença para o tratamento do câncer. Os recursos serão empregados para ampliar a realização de tomografias além do volume contratado, o que vai permitir atender mais pacientes com mais agilidade”, afirmou.
O CEPON é referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e realizou mais de 140 mil consultas em 2023, além de quase 3.500 cirurgias no mesmo período. “Estes recursos irão chegar diretamente nos pacientes, garantindo exames, consultas, internações e cirurgias que podem melhorar e muito a vida dessas pessoas que passam por este momento tão difícil que é o tratamento de câncer. Fico muito feliz em poder colaborar com a saúde do povo catarinense, especialmente para aqueles pacientes que estão passando por um tratamento oncológico. Sabemos que a nossa saúde e a saúde de quem amamos é nosso bem mais precioso e ter acesso a um atendimento de qualidade é crucial”, destaca o Pedro Uczai.