Central de Informações 48 3331-1400

Resultado de Exames


DENGUE: Dermatologista do CEPON orienta o uso de repelente à base de icaridina para pacientes oncológicos 15.02.2024

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus e transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

 

Mais de meio milhão de casos prováveis de dengue já foram registrados em 2024 no Brasil, de acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde. Em Santa Catarina, foram confirmados cinco óbitos por dengue em 2024 e 8.710 casos prováveis da doença. Um aumento de 611% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o estado tinha 1.225 casos prováveis de dengue, de acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

A curva de casos de 2024 apresenta uma alta desde o início do ano, e a preocupação é ainda maior entre pacientes oncológicos, pois devido à queda na imunidade, o corpo tem uma maior dificuldade para combater o vírus, podendo fazer com que um quadro mais grave se desenvolva.

De acordo com a dermatologista do CEPON, Dra. Vanessa Sebastiani, para se proteger do mosquito da dengue, "o ideal é que os pacientes usem repelentes à base de icaridina, por ser um repelente que dura mais tempo na pele, em torno de 10 horas, necessitando de menos reaplicações".

Para quem faz uso de outros produtos, como hidratantes, cremes e protetor solar, também é importante saber que o repelente deve ser aplicado por último, após todos os outros. "O repelente deve ser o último a ser usado em áreas expostas do corpo. Se for um lugar com muitos mosquitos, o repelente pode ser borrifado em cima da roupa. Não deve ser usado embaixo da vestimenta e depois, as roupas precisam ser lavadas", orienta a Dra. Vanessa.

 

Vacina contra a dengue: paciente oncológico pode tomar?

A vacina contém o vírus vivo atenuado e, por isso, é contraindicada para pessoas imunocomprometidas, como no caso dos pacientes oncológicos que estejam em tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Essas pessoas só podem tomar a vacina contra a dengue, no mínimo, seis meses após o tratamento de controle do câncer.

 

Por isso, é importante que pacientes oncológicos conversem com o médico para orientações sobre a vacina.

 

Veja também