Sessões de quimioterapia e radioterapia, assim como o número de transplantes de medula óssea também registraram aumento em comparação a 2022
O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), serviço público de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Medicina Paliativa no Brasil, ampliou em 29% o número de consultas e em 23% o número de cirurgias para pacientes com câncer no ano de 2023, em comparação com 2022. Foram realizados de janeiro a dezembro de 2023, 141.692 atendimentos, 3.454 cirurgias, 34.464 sessões de quimioterapia, 22.648 sessões de radioterapia.
Houve aumento de 10% no número de sessões de quimioterapia e de 7% no número de radioterapia para os pacientes atendidos pela unidade. Além disso, no mesmo período,houve um crescimento superior a 5% no somatório de transplantes autólogos e alogênicos, 28% de aumento na coleta de doadores para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e foram realizados 26 estudos pela Pesquisa Clínica, considerada de grande importância para o avanço da ciência e o desenvolvimento de tratamentos oncológicos inovadores aos pacientes, dando assim ao paciente alguns tratamentos não disponibilizados no SUS.
Esses números também se refletiram na Casa de Apoio do CEPON, que acolhe pacientes e acompanhantes de fora da Grande Florianópolis atendidos pelo CEPON e necessitam de um local durante o tratamento, conforme critérios sociais definidos pela Instituição, apresentando um aumento de 53,6% no número de hóspedes entre pacientes e acompanhantes.
De acordo com a Gerente Técnica do CEPON, Dra Mary Anne Taves, a ampliação do número de atendimentos em 2023 ocorreu para atender uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde e para que isso se tornasse possível, a Instituição adotou medidas. “Foi necessário a contratação de mais profissionais, ampliar o número de consultórios para prestar esse atendimento e com isso, houve uma otimização do Centro cirúrgico para poder atender a demanda de cirurgias que aumentou, e no número de vagas para a realização de exames complementares, tanto na anatomia patológica, quanto nos exames de imagem.”
O CEPON, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde administrada pela FAHECE, organização social que gerencia a unidade, tem continuamente implementado melhorias nos processos para ampliar a capacidade de atendimento no Centro Oncológico. Com previsão de finalização no primeiro semestre de 2024, o CEPON está em obras para qualificar o atendimento aos pacientes da radioterapia. O investimento inclui a construção de um novo bunker – como é chamado o espaço para instalação do acelerador linear, responsável pelo equipamento VitalBeam – e mais quatro novos consultórios.
“O CEPON é uma referência para o tratamento do câncer em Santa Catarina. Sabemos da responsabilidade da instituição com a saúde do estado, por isso atuamos para ampliar nossa capacidade de atender pacientes e sempre com as melhores práticas clínicas”, afirma o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel.
Para 2024, de acordo com a Dra Mary Anne, “o que se espera é que as obras necessárias para que o crescimento da Instituição e a capacidade de maior atendimento possam realmente ser concluídas.”
Jornalista responsável: Michelle Valle