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Cansaço Durante o Tratamento do Câncer 18.04.2018
Cansaço Durante o Tratamento do Câncer
 
 
 

 
Por que as pessoas ficam cansadas quando fazem quimioterapia?
Sentir-se cansado é um efeito colateral comum em tratamentos para câncer como quimioterapia e radioterapia. Além disso, pessoas que fazem cirurgia também se sentem cansadas após o procedimento.
Outros fatores podem contribuir para sensação de cansaço. As pessoas podem sentir-se cansadas, fracas ou sem energia porque:
- estão tristes, preocupadas ou estressadas;
- não estão se alimentando bem;
- estão com dificuldade para dormir ou não dormem o suficiente;
- sentem dor;
- têm uma condição chamada de anemia, na qual o corpo está com poucas células vermelhas no sangue. Quando isto acontece, seu corpo não recebe a quantidade de oxigênio que deveria.

 
→ Precisarei de exames para checar este cansaço?
Talvez. Seu médico vai lhe perguntar sobre seus sintomas e atividades diárias. Ele também poderá solicitar exames no sangue para checar se há alguma condição que faça você sentir-se cansado e que possa ser tratada, como, por exemplo, anemia.

 
→ Existe algo que eu mesmo possa fazer pra não me sentir tão cansado? Sim. Existem várias coisas que você pode fazer pra não sentir-se assim:
1) Exercícios: exercícios podem aumentar sua energia e ajudar a melhorar o apetite. Tente fazer uma atividade física todos os dias, mesmo que seja uma caminhada curta. Só não esqueça de checar primeiro com seu médico o que você pode fazer.
2) Yoga: praticar movimentos mais suaves de yoga como exercícios de respiração ajuda muitas pessoas a se sentirem menos cansadas e a dormirem melhor à noite.
3) Diminua seu estresse! Para isso:
- Não tente fazer e resolver tudo! Peça ajuda aos amigos e familiares para lhe ajudar a realizar tarefas.
- Pegue uma licença do trabalho ou tente trabalhar menos horas.
- Faça exercícios de relaxamento ou medite.
- Converse com um profissional em saúde mental ou vá a algum grupo de apoio.
4) Poupe energia! Para evitar gastar muita energia, você pode mudar sua rotina diária e a maneira que desempenhas tuas atividades. Por exemplo, tente planejar com antecedência, descanse mais frequentemente e utilize dispositivos para lhe ajudar a alcançar as coisas.
Dicas gerais de como poupar energia:
Planejamento e Organização
Alterne entre tarefas que tomam muita energia e aquelas que lhe cansam mais.
Tente planejar com antecedência a fim de não acumular muitas atividades no
mesmo dia. 
Tenha pessoas para ajudar o máximo possível. Isso fará com que as tarefas sejam
concluídas mais rapidamente e as pessoas se sintam úteis.
Organize as tarefas de casa de uma maneira que a maioria das atividades seja feita no
primeiro andar.
Ritmo
Descanse bastante! Procure repousar entre uma atividade e outra. Não espere se
sentir cansado.
Tente evitar explosões de atividades porque elas podem sugar as energias.
Siga uma rotina e ritmo tanto nos dias bons como nos dias ruins.
Posição
Sempre que possível sente para fazer suas atividades.
Use dispositivos que evitem que você se curve, tente alcançar objetos ou faça
movimentos que gastem muita energia. Exemplos desses dispositivos são andadores,
bengalas, corrimão, carrinhos motorizados, muletas e barras de apoio.
Evite levantar objetos pesados, como crianças, panelas e roupas para lavar.
Use carrinhos para mover objetos de um cômodo para outro ou de lugar.
Use um cinto, blusa ou casaco de carpintaria, com muitos bolsos, para carregar objetos.
Prioridades
Foque em atividades que você goste de realizar.
Seja realista com você mesmo!
Quando estiver muito cansado para comer ou comprar alimentos
Deixe outras pessoas preparem ou lhe levar comida. Parentes e amigos gostam de
ajudar.
Faça compras em horários em que o supermercado esteja mais vazio.
Preparação de refeições
Tenha os ingredientes à mão antes de iniciar a cozinhar.
Use misturas pré-prontas ou comidas embaladas como legumes picados, ervilhas
congeladas, etc.
Use utensílios para cozinhar da onde você já possa comer ou servir-se.
Use utensílios pequenos e leves.
Use utensílios que caibam confortavelmente em suas mãos.
Guarde mantimentos e objetos na altura do peito para que não precises abaixar ou
esticar para alcançar.
Forre fogão, forno e panelas com papel alumínio para facilitar a limpeza.
Deixe a louça secar no escorredor ou use máquina de lavar-louça.
Cuidando dos filhos
Planeje atividades ou passeios em lugares onde possa sentar ou deitar.
Use creches.
Faça seus filhos ajudarem nas tarefas de casa transformando-as em brincadeiras
ou jogos.
Trabalho
Planeje o trabalho para ser realizado nas suas melhores horas do dia.
Organize sua área de trabalho de maneira que os objetos estejam fáceis de alcançar.
Trabalhe meio período, se possível.
Faça pausas para descanso.
Lazer
Planeje atividades que você possa sentar ou deitar.
Planeje eventos sociais para horários do dia em que você esteja mais disposto.

 
Dicas específicas
Hora do banho
Lave o cabelo no chuveiro ao invés da pia.
Use roupão para se secar ao invés de toalhas.
Use organizadores para deixar os objetos à mão.
Tenha um banco ou cadeira no box.
Use uma esponja ou escova com cabo longo para lavar suas costas e pés.
Apoie os cotovelos no balcão para suporte.
Use escovas e pente com cabo longo para evitar deixar os braços suspensos sobre a
cabeça por muito tempo.
Use assento sanitário elevado ou banquinho de apoio para os pés para facilitar o uso do vaso
sanitário.
Vestir-se
Use roupas mais soltas mais fáceis colocar e tirar.
Leve seus pés aos joelhos para evitar que você se curve para calçar sapatos.
Dê preferência para sapatos sem cadarço ou com velcro.
Abotoe seu sutien na frente e depois o rode para trás.
Prefira roupas que sejam abotoadas na frente a roupas com fechamento atrás ou que precisem
passar pela cabeça.
Atividades de casa
Distribua as tarefas ao longo da semana ou mês.
Contrate ajuda.
Use cabos longos no aspirador, vassoura, pá e rodo.
Use máquina de lavar e secar roupas.
Use ferro leve de passar roupas .
Fazendo compras
Faça uma lista.
Organize a lista por ilhas e corredores.
Peça ajuda nas lojas.
Solicite entrega em casa, se possível.
Nos dias em que se sentir melhor, prepare comida extra e congele em pequenos potes.
Aqueça essas porções nos dias em que você estiver cansado.
Tenha petiscos e lanches rápidos à mão.
Peça comida de tele entrega quando possível.
Coloque bebidas e alimentos em um cooler perto de você no momento em que for descansar.
Faça refeições rápidas com liquidificador e forno de micro-ondas.

 
5) Melhore seus hábitos de sono: tente dormir pelo menos 8 horas todas as noites. Há alguns ajustes que podem lhe ajudar a dormir melhor:
• Evite bebidas alcoólicas, café e chimarrão à tardinha e à noite.
• Tente deitar e acordar no mesmo horário todos os dias.
•Limite seus cochilos a não mais do que 30 minutos de cada vez, ao longo do dia.
●Garanta uma boa hidratação e alimentação diariamente.
Fonte: UpToDate Jan 26, 2018.
 

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