Dia Internacional da Pesquisa Clínica reforça a importância do serviço para a sociedade
Com 35 estudos e 287 pacientes atendidos no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sob gestão da FAHECE, o Serviço de Pesquisa Clínica do CEPON está em expansão, com previsão de mais 15 novos estudos até o final de 2024. Considerado de grande importância para o avanço da ciência e o desenvolvimento de tratamentos oncológicos inovadores aos pacientes, tem nesta data, 20 de maio, uma celebração internacional.
Referência para Santa Catarina e para o Brasil no segmento, o Serviço de Pesquisa Clínica do CEPON traz avanços significativos para o tratamento do câncer, beneficiando uma grande maioria dos pacientes que preenchem os critérios de inclusão para participar em estudos clínicos, conforme a médica oncologista Yeni Verônica Nerón, responsável pelo Serviço de Pesquisa Clínica do CEPON, relata:
“Até o momento, são nove estudos com recrutamento aberto, incluindo novos pacientes participantes, e 15 em andamento com participantes em acompanhamento, além dos estudos observacionais. A Pesquisa Clínica representa uma oportunidade de novos tratamentos, melhoria no cuidado da saúde e validação científica de novas terapias.”
Atualmente, o CEPON está liderando estudos clínicos nas áreas de Hematologia, câncer gástrico, pulmão, mama, melanoma, vários tumores sólidos e condrossarcoma. “Do total de estudos, em cinco o CEPON é centro coordenador, ou seja, somos o primeiro centro do Brasil a iniciar o estudo, fazendo a tramitação dos documentos regulatórios com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para depois distribuir para os demais centros no país”, afirma Dra. Yeni.
É por meio dos avanços promovidos pelas pesquisas clínicas, tanto no Brasil quanto no mundo, que se torna viável a melhoria da qualidade de vida e dos tratamentos oferecidos, sempre com foco na segurança e bem-estar dos pacientes, além da qualidade dos dados coletados.