Central de Informações 48 3331-1400

Área restrita


Custos CEPON 10.07.2018

Custos CEPON

Em julho de 2017 a equipe de Finanças e a Direção do Centro de Pesquisas Oncológicas assumiram um desafio, iniciar o Serviço de Custos na instituição, uma necessidade, dado que em tempos de crise os gastos institucionais em todas as esferas governamentais e órgãos de administração pública se torna uma ferramenta auxiliar fundamental para análise de custos.

Para estruturar este Sistema de Custos, buscou-se trabalhar com as ferramentas já existentes, gerando o menor impacto e onerando minimamente a fundação administradora FAHECE, ajudando assim a manter as atividades assistenciais sempre como prioridade. Durante este processo foram realizadas também visitas a unidades parceiras, que já possuem este serviço implantado, estas instituições foram fundamentais no alcance de nossos objetivos, dentre elas: o Hospital Regional de São José, Hospital Governador Celso Ramos, Hospital Universitário e Hospital de Caridade.

Com o funcionário Thiago Souza a frente do processo, foi dada a compilação, estruturação e criação do sistema de apuração de custos, seguindo o princípio do Custeio por Absorção, o Método de estruturação por centros de custo e com apoio técnico dos Profissionais em contabilidade Andreia Luz e Milton Vieira, deste modo, a base para a apuração de custos se tornou sólida e confiável, podendo assim fornecer dados gerenciais de suma importância.

Toda equipe da unidade abraçou a causa, ajustando seus modos de registro de informações para adequação aos relatórios que devem ser enviados mensalmente. Três Serviços foram fundamentais para o alcance deste objetivo: o Planejamento, vinculando a entrega dos relatórios como meta setorial, o setor de Tecnologia da Informação com a parametrização do Tasy e de relatórios que alimentam o sistema e o Serviço de Gestão de Pessoas que informa em tempo real as movimentações funcionais.

No início de 2018 começou de fato a apuração. O Sistema de Custos do CEPON hoje conta com 47 centros de custo, organizados de forma homogênea com suas unidades de mensuração, atendendo as necessidades de controle institucional, fornecendo, mensalmente, relatórios de análise gerencial, fundamentais na negociação de contratos de gestão, bem como, análise de desempenho institucional.

Com foco sempre em melhoria continua na assistência prestada ao paciente, as leis de transparências de contas públicas e o melhor gerenciamento destes recursos, o Custos hoje é uma realidade que possibilita auxiliar o crescimento desta instituição, que tem como lema tratar bem a vida. 

 

Veja também